Financiamento marca a preferência entre os compradores de imóveis no segundo semestre de 2012

Publicado em 14 de Janeiro de 2013 Voltar

Em dezembro de 2012, o índice Venda de Usado Sobre Oferta (VUSO) para os imóveis residenciais foi de 4,1%, sem variação significativa em relação ao índice de novembro de 2012 (4,8%). Assim, mantendo a mesma média de 4,5% em relação ao mês anterior, o VUSO fecha os 12 meses cerca de um e meio pontos percentuais abaixo da média do período anterior (de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 a média foi 5,9%). Os maiores índices de VUSO ficaram por conta das kitinetes (9,1%) e apartamento com um dormitório (9,6%).

Em relação aos imóveis comerciais, o VUSO foi de 3,1% - três pontos percentuais abaixo do índice de novembro de 2012 (6,3%). Os terrenos, por sua vez, não apresentaram variação significativa em relação ao índice de novembro de 2012, totalizando 4,2% em dezembro.

Na área de vendas, a média do índice Venda de Usado Sobre Oferta (VUSO) para terrenos dos últimos 12 meses foi 4,8%, com queda de dois pontos percentuais se comparada à média do período anterior (de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 a média foi 6,8%).

Na hora da compra, levando-se em conta o último trimestre de 2012 (de outubro a dezembro), 57,1% optaram pelo financiamento do imóvel, enquanto 42,3% efetuaram o pagamento à vista.

Locação

No mês de dezembro, os Sobrados e os Apartamentos com um dormitório foram os imóveis com maior índice de Locação Sobre Oferta (LSO), com 16,4% e 14,1%, respectivamente. O LSO foi de 13,24%, um ponto percentual acima do índice de novembro de 2012 (12,65%).  Assim, nos últimos 12 meses, a média de LSO foi de 15,75%, cerca de cinco pontos percentuais abaixo da média do ano anterior (de janeiro a dezembro de 2011 a média foi 21,44%).

Para os imóveis comerciais, a média dos últimos 12 meses foi de 9,55%, cerca de três pontos percentuais abaixo da média do período anterior (de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 a média foi 12,75%). Os Conjuntos Comerciais mantiveram a evidência no cenário com o maior índice LSO, de 7,6%.

O tempo decorrido entre a angariação e o aluguel das Casas de Alvenaria com quatro dormitórios foi de 70 dias, seguidas pelas Casas de Madeira e/ou Mistas, com 68 dias. No caso, são os imóveis que apresentaram o menor tempo entre a angariação e a locação - maior velocidade de locação.

Em relação aos imóveis comerciais, o tempo foi de 119 dias, apresentando diferença de sete dias em relação à média registrada no mês de dezembro de 2011 (112 dias), tratando-se do tempo médio para esse tipo de imóvel.