Responsabilidade social muda vida de operários

Publicado em 2 de Outubro de 2011 Voltar

A responsabilidade social ganha cada vez mais espaço nos canteiros e vem mudando a vida dos operários da construção. É o caso de João Mayeski, de 45 anos, que deixou o sul do País para ganhar a vida em São Paulo, trazendo na bagagem o sonho de ser engenheiro. Ele iniciou a trajetória profissional como office boy, na construtora Cyrela Brazil Realty, e só concluiu o segundo grau porque a empresa pagou o supletivo.

Hoje, é mestre de obras e está no oitavo semestre da faculdade de engenharia civil. Julivan Reis Mayeski, seu filho, tem 20 anos e participou do projeto "Construindo Profissionais", implantado pela Cyrela em 2008, em parceria com o Senai. Seu objetivo é formar técnicos eletricistas e encanadores e destina-se aos familiares dos operários. "A empresa fornece bolsa para transporte e alimentação, compra o material e paga o curso", conta Aron Zylberman, diretor executivo do Instituto Cyrela.

Ao concluir o curso de eletricista, Julivan foi contratado pela empresa e agora está na faculdade. "Estou no segundo semestre de engenharia. É bem legal ter meu pai estudando também, um ajuda e motiva o outro. No futuro, espero crescer na profissão, ganhar experiência e um dia ter minha empresa".

Valdemir França da Silva, de 49 anos, nasceu em Itaitê, na Bahia, e está em São Paulo há 14 anos. Ele faz parte de um grupo de 1.044 operários que foram alfabetizados pelo programa "Construindo Pessoas", lançado pela Cyrela em 2000 e que atingiu operários de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. "Aprender a ler e escrever mudou tudo na minha vida. Sem estudo nunca seria promovido. Hoje, sou encarregado de carpintaria e vou continuar estudando", conta.

Já quem visitar as obras do empreendimento Casa das Caldeiras, da construtora Toledo Ferrari, em parceria com as incorporadoras Helbor e Setin, pode ser surpreendido por um ateliê de arte montado em pleno canteiro. A iniciativa faz parte do projeto Mestres da Obra, que promove aulas semanais de pintura, cinema, xilogravura, fotografia, história da arte e visitas a museu.

Depois da introdução ao universo artístico, os operários são estimulados a criar obras de arte com resíduos do próprio canteiro. As aulas são ministradas por profissionais da Associação Mestres da Obra, e visam o desenvolvimento humano dos operários da construção civil.

"Ao conhecer o projeto, fiquei entusiasmado nos primeiros minutos da exposição, porque ele mexe com a alma dos operários", conta Antonio Setin, que mantém parceria com a Associação Mestres da Obra desde 2005. Ele relata que ouviu depoimentos marcantes e que as brigas e insubordinação diminuíram, assim como as faltas ao trabalho, houve aumento na produtividade e muitos trabalhadores abandonaram os vícios.

Zylberman confirma os benefícios. “A resposta que a empresa recebe desses profissionais é lealdade e produtividade. Há redução de acidentes, porque o funcionário mais preparado age melhor e vira um cidadão melhor. Isso é um investimento social, todos ganham".

No momento, a Cyrela mantém dois projetos pilotos em andamento. O primeiro é de aulas do ensino Fundamental II, que ocorrem aos sábados. O outro programa, batizado de Construindo Famílias, é voltado às mulheres dos operários, que recebem aulas de costura em máquina overloque e panificação ministradas pelo Senai.

A proposta é aumentar a renda familiar dos trabalhadores. "Como pai, a mãe e os filhos trabalhando, a soma da renda familiar vai possibilitar que, no futuro, eles sejam nossos compradores. Queremos quebrar o velho paradigma dos operários que constroem casas e não tem uma para morar", afirma Zylberman.

A duas iniciativas foram reconhecidas e premiadas, em setembro, pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias no Brasil (Fiabci/Brasil) e pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). As entidades concederam o Prêmio Master Imobiliário 2011, na categoria responsabilidade social, para as quatro empresas. (com informações de O Estado de São Paulo)