Construtoras brasileiras entre as 10 maiores das Américas

Publicado em 20 de Julho de 2011 Voltar

Construtoras brasileiras de capital aberto figuram entre as 10 maiores empresas do setor de construção civil das Américas com os maiores lucros em 2010. Isso é o que indica o levantamento feito pela empresa de consultoria Economatica. No topo da lista está a PDG Realty (Grupo Agre -  Setin / Klabin / Agra / Abyara), com um lucro líquido de US$ 473,9 milhões. Trata-se da maior incorporadora aberta das Américas, em valor de mercado, com mais de 560 projetos a lançar no banco de terrenos. Atualmente a empresa detém o controle da maior parte de seus investimentos consolidados e está presente em diversos estados do Brasil.

Os resultados da PDG a colocam bem acima da segunda colocada, a americana Walter Industries, com lucro de US$ 385,8 milhões, no mesmo período. As posições seguintes, do terceiro ao sétimo lugar no ranking, são também ocupadas por empresas brasileiras. São elas a MRV, Cyrela, Gafisa, Brookfield e Rossi Residencial. Numa lista de dez posições, sete são ocupadas por companhias brasileiras.

A consultoria também preparou uma lista baseada em volume de vendas, desta vez com presença mais expressiva das construtoras americanas, a exemplo do primeiro lugar - a Pulte Homes - com um volume de US$ 4,44 bilhões em imóveis comercializados, e do segundo lugar - a Horton - com uma cifra de US$ 3,96 bilhões. No terceiro lugar, a PDG é a brasileira mais bem posicionada nesse ranking, com vendas calculadas em US$ 3,13 bilhões. A Cyrela Realty ocupa a quinta colocação, com US$ 2,9 bilhões.

A PDG também possui o segundo maior valor de mercado (total de ações multiplicado pelo preço corrente na Bolsa) entre as empresas de construção civil da América Latina e EUA: US$ 6,67 bilhões. No primeiro lugar está a americana Walter Industries (US$ 7,48 bilhões). A americana NVR ocupa a terceira posição (US$ 4,42 bilhões).

A Economatica também fez um ranking levando em conta a margem liquida das empresas, considerando aquelas com patrimônio liquido superior a US$ 1 bilhão. Nesse caso, a MRV, com margem de 21% em 2010, é a empresa mais bem posicionada do setor. A segunda colocada é a PDG Realty com 15%.

Para identificar as construtoras que mais se destacam no mercado brasileiro, em termos de metro quadrado construído, o ITC - Informação da Construção organiza o Ranking ITC - Informação da Construção - As 100 Maiores da Construção.  Nele são considerados empreendimentos

Residenciais, Comerciais e Industriais em todos os estados brasileiros, excetuando as obras de infraestrutura. Foram consideradas na soma dos metros quadrados construídos as obras em construção (independente da data de início); as obras iniciadas em 2010; e as obras concluídas em 2010 (independente da data de início). Foram contabilizados somente os metro quadrados das construtoras que executam as obras. As Incorporações não serão contabilizadas.

"Trata-se de um ranking da realidade das obras, uma avaliação de seu desempenho durante o ano", diz o presidente da ITC - Informação da Construção, Guillermo Vidal.

Em sua sétima edição, analisando o desempenho do setor durante o boom imobiliário de 2010, o ranking deu destaque especial para 17 empresas: além da recordista em metragem construída, foram destacadas as sete que mais construíram por região no segmento residencial, uma que mais construiu no segmento residencial de baixa renda, duas que mais construíram no segmento industrial, duas no segmento comercial e por fim, quatro que se classificarem entre as 100 maiores, por critérios de sustentabilidade. Essas últimas fizeram jus ao recém-lançado Prêmio ITC - Informação da Construção SustentaX de Sustentabilidade, concebido com o objetivo de estimular as construtoras a adotarem critérios de sustentabilidade, para alcançarem os melhores índices de gestão sustentável e para diminuir os impactos junto às comunidades e ao meio ambiente.

Ranking Grandes Construções da Construção Imobiliária
Também nesta edição, Grandes Construções lança seu ranking das 45 maiores empresas do setor de Construção Imobiliária, considerando dois critérios: metragem quadrada entregue em 2010 e metragem quadrada lançada no mesmo ano. Ao contrário da pesquisa realizada pelo ITC - Informação da Construção, o ranking da Grandes Construções não leva em conta a construção de instalações industriais. Também não são computadas as obras de infraestrutura. Somente foram consideradas as obras dos segmentos habitacional e comercial.

Para a elaboração do ranking, Grandes Construções enviou, ao longo dos meses de abril, maio e junho, questionário para centenas de empresa do segmento, em todo o Brasil. Os documentos foram respondidos pelos departamentos Comercial e de Marketing das empresas. Das respostas recebidas foram selecionadas as 45 construtoras com as melhores performances.

Este é o primeiro de uma série de rankings que a Grandes Construções está elaborando, tomando como base toda a cadeia de construção no Brasil, com o objetivo de alimentar o mercado com informações abrangentes, atualizadas e confiáveis, e que retratam o vigor da Indústria da Construção no País.