Em São Paulo, apartamento de um dormitório é luxo de R$ 410 mil

Publicado em 25 de Fevereiro de 2012 Voltar

Vitor Sorano, especial para o iG

Metro quadrado custa, em média, mais do que imóveis de alto luxo; segmento foi o único que cresceu no ano passado em lançamentos

Os namorados Rafael Chedid e Larissa Oséas:

Os namorados Rafael Chedid e Larissa Oséas: "doce ilusão"

Foto: Vitor Sorano

?Nós dois trabalhamos. Eu vou adorar ter uma camareira, lavanderia. É tudo para não precisar sair de casa?, diz a relações públicas Larissa Oseas, 20 anos, após ver o apartamento de um dormitório decorado de um lançamento no centro de São Paulo.

Saiba como conquistar sua Casa Própria

O namorado suspira ao se inteirar do preço do apartamento. ?Hoje foi doce ilusão. Tá muito caro. Ainda tá muito caro?, repete o coordenador de marketing Rafael Chedid, 24 anos, na saída do empreendimento - o NKSP, da Lucio Engenharia, na Bela Vista, região central.

Leia: Como conseguir dinheiro para comprar, construir ou reformar sua casa

Os lançamentos de um dormitório na capital mais que sextuplicaram desde 2006. Em 2011, enquanto o mercado imobiliário vivia uma leve ressaca do boom de 2010, esse foi o único tipo de imóvel em que o número de unidades lançadas cresceu em relação ao ano anterior (veja gráfico abaixo). A cidade ganhou 6.577 deles, o equivalente a 15% de toda a oferta de 37.670 novos imóveis residenciais. Há cinco anos, a fatia não chegava a 5%.

Valorização dos Imóveis de um dormitório

Número de unidades lançadas em 2011

Fonte: Embraesp | * dados provisórios

?Um dos nossos lançamentos nem tinha apartamentos de um dormitório, mas mudamos o projeto no meio do caminho?, afirma Mirella Parpinelli, diretora de atendimento da Lopes, uma das grandes empresas do setor em São Paulo. Para 2012, esse investimento deve continuar. ?Acredito que a participação de 30% (dos imóveis lançados) nesse nicho se manterá neste ano?, prevê Fátima Rodrigues, diretora geral de vendas da imobiliária Coelho da Fonseca.

A preocupação em atender a esse mercado tem uma justificativa para lá de atraente para as construtoras e imobiliárias: o preço. Concentrados em áreas valorizadas da cidade, os um dormitório novos custam hoje, para o paulistano, algo em torno de R$ 410 mil. Foi o preço médio dos lançamentos neste segmento em 2011. O custo do m² de área útil, R$ 8.855, é maior do que em qualquer outro tipo de lançamento ? mesmo do que nos de quatro ou mais dormitórios, que custam em média R$ 1,3 milhão.

Apartamentos de um dormitório

Projeção da piscina infinita do Horizonte JK

Foto: Vitor Sorano

Fachada do edifício Horizonte JK, onde um apartamento de 80 metros quadrados custa R$ 1,2 milhão