Accor inaugura primeiro hotel Pullman do Brasil

Publicado em 7 de Julho de 2011 Voltar

O novo empreendimento é um retrofit do hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera e exigiu R$ 20 milhões em investimentos para se tornar um dos melhores meios de hospedagem de luxo na capital paulista

Com um investimento de R$ 20 milhões, a Construtora Setin conclui um retrofit no hotel Grand Mercure Ibirapuera São Paulo e o adequou ao padrão de luxo para se tornar o primeiro hotel Pullman do Brasil.

O novo empreendimento que está localizado estrategicamente na Avenida 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera numa das regiões mais privilegiadas da capital paulista, passa a ser uma das melhores hospedagens padrão luxo da capital paulista, com fácil acesso às regiões de maior concentração empresarial do País e ao Aeroporto de Congonhas.

De acordo com a arquiteta Bianca Setin, que coordenou os trabalhos de reforma, a intervenção durou aproximadamente dois anos e meio, sendo um ano e meio de desenvolvimento e compatibilizações de projeto, seis meses de orçamento e planejamento e cinco meses de obra efetiva. “Praticamente todas as áreas do hotel foram reformadas, algumas com maiores intervenções que outras, dependendo de suas necessidades, mas destaco para as áreas de maior impacto como os apartamentos, corredores e o térreo, assim como todas as instalações elétricas, ar condicionado  e a troca do sistema de PABX.

Uma das maiores dificuldades encontradas foi o tempo que tivemos para esta reforma e sua complexidade. Este projeto adquiriu diversos itens importados, materiais que acabaram de entrar no mercado, muitas áreas reformadas ao mesmo tempo, e entre outras coisas, por isso destaco o planejamento da obra, sem ele jamais conseguiríamos cumprir todas as etapas”, destaca a Arquiteta Bianca.

De acordo Roland de Bonadona, CEO da Accor para a América Latina, a chegada do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera marca um novo momento em matéria de hospedagem no Brasil voltada a executivos entre 30 a 60 anos que se hospedam aproximadamente 30 vezes ao ano e necessitam de muito conforto e praticidade, assim como para realização de eventos. “Estamos convictos do sucesso desta unidade que já acumula 65% de taxa de ocupação, mesmo em regime de soft opening, e nossa expectativa é que até o início do próximo acumule e consolide 80% e pratique diária média em torno de R$ 350 a R$ 400.

Como o hotel possui uma grande vocação para eventos, este deverá responder por cerca de 35% do faturamento”, acredita Bonadona.

O empresário e investidor Antônio Setin destaca seu pioneirismo ao trazer a bandeira Pullman para o Brasil. “Já estamos fazendo história e sucesso com esta bandeira no Brasil e certamente vamos colher bons frutos, assim como já colhemos com nosso pioneirismo ao trazer para o Brasil as marcas Mercure, Ibis e Formule 1 que investimos com a Accor e estamos obtendo um bom retorno”, enfatizou Setin.

Tecnologia em prol do conforto do hóspede, além do conforto e praticidade, outro grande diferencial da bandeira Pullman são os seus recursos tecnológicos empregados nos serviços visando o bem-estar de seus hóspedes, como a conectividade. Ela está presente em todos os ambientes, logo na entrada do lobby dois computadores estão posicionados estrategicamente para que o visitante possa acessar a internet.

Em sua extensão, um convite ao uso, de forma totalmente confortável, de diversos recursos tecnológicos, em ambientes que propiciam ainda a conectividade entre as pessoas. Com o slogan “Get Closer”, tudo é disposto para estimular as relações interpessoais de quem estiver hospedado no Pullman.

Coube ao escritório de arquitetura de Consuelo Jorge o novo projeto de interiores que procurou valorizar a interatividade, integração, contemporaneidade, aconchego e elegância. “Estas palavras descrevem com precisão a busca aspiracional do homem hoje. Conceitos profundos que deram sentido à concepção arquitetônica do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

A casa do homem mudou muito, é ampla, com os ambientes integrados, multi funcionais, às vezes frenética e depois aconchegante, pessoal como seu dono, múltiplo como ele. O conceito do projeto do Hotel Pullman traz isso para o hotel, como a extensão da casa”, menciona o Arquiteto Murilo Nogueira, do escritório arquitetura de Consuelo Jorge. Na sua concepção, o lobby é como se fosse a terra de todos, ele é o centro.

À sua volta, tudo acontece: connective-lounge, recepção com deli-bar, restaurante com a show –kitchen, adega e cachaça bar. O connective-lounge está na entrada e apresenta os conceitos de contemporaneidade e aconchego, com suas cores escuras, e texturas convidativas, evidenciadas pelo contraste com as estações interativas amarelas ao fundo. No espaço da recepção se é recebido com personalidade e eficiência, a distribuição do mobiliário e equipamentos favorece a integração hóspede/hotel.

Os balcões do check-in são individuais, pessoais, móveis de vidro e luz, contrastando com o painel escuro e o aparador também amarelo e com forma geométrica.
O lounge é o centro, o seu mobiliário favorece o contato entre hóspedes e usuários, favorece a conectividade, pessoal e virtual.

O conforto não foi esquecido, nos tecidos de toque agradável em tons de grafite, complementadas pelo roxo das poltronas Amoebe da Vitra. De um lado o deli-bar complementa o espaço e atende ao hóspede 24 horas, e do outro o cachaça-bar envolve os hóspedes em um aroma com uma pitada brasileira.

Tudo isso acompanhado por um piano de cauda e tendo a disposição uma ampla varanda, onde o paisagista Alex Hanazaki criou uma área de apoio para o restaurante.

“Neste local o hóspede contempla a área externa com entorno do verde para uma situação agradável de permanência. Um pergolado de madeira foi criado para trazer sombra e dar boas vindas ao visitante. Plantas como jabuticabeiras e podocarpos dão a privacidade e proteção ao usuário, assim como as grandes e antigas palmeiras fênix marcam a entrada a este living a céu aberto”, revela Hanazaki.